sexta-feira, 10 de julho de 2009

&&NOSSAS TERRAS TÊM HISTÓRIAS&& Contos e mais contos &&





Há quem diga que os velhos têm muitas histórias para contar, mais nem todos conhecem a origem das nomenclaturas de ruas, praças e avenidas das quais estamos acostumados a passar por perto ou ate mesmo residir, fica-se a seguinte questão na cabeça de alguns cidadãos, porque esta rua tem este nome? Qual a origem deste nome para esta praça? E este loteamento?...Enfim! Embora não seja da curiosidade de todos, sabe-se que alguns têm o interesse de saber.

A fim de valorizar o profissional de imprensa, a diretoria que administra os negócios da Associação Goiana de Imprensa em 1977, formada até, no entanto pelo Presidente Alírio Afonso de Oliveira e o secretário Aparício Maciel de Medeiros Neto e o tesoureiro José do Prado Neto, realizou uma proposta ás imobiliárias de Goiânia que colocassem nomes de jornalistas pioneiros, radialistas e publicitários nos loteamentos.

A imobiliária que aceitou a sugestão de braços abertos foi a Fáiçal que indicou 68 nomes para o loteamento que se denominou Chão de Estrelas, e entre vários nomes podemos citar como exemplo: Jayme Câmara, Montalvão Neto e outros. Foi firmado em uma matéria divulgada no jornal O Popular de 30 de julho de 1978 por Elias Bufaiçal que seria um marco rendendo homenagem a estes pioneiros pela AGI e por parte da imobiliária e realizava naquele momento a doação de uma terra como loteamento para a associação, e com o nome homenageado para que pudessem recordar nomes de colegas que mudaram o curso natural das coisas com dignidade.

O Presidente da AGI disse que: “Nenhum gesto humano é mais gratificante do que o reconhecimento público do trabalho que se presta á comunidade. Reconheço publicamente a grandiosidade do trabalho desenvolvido por cada um dos profissionais que dão nomes ás ruas, avenidas e praças do Chão de Estrelas. Obrigada colegas.” E é exatamente por isto que sua rua, ou a praça onde você adora passear tem nomes diferentes de pessoas da qual você conhece ou que apenas ouviu falar, porque nossas terras têm histórias que até certo poeta diz que cantam Sabiás.




Imagem Disponível em : http://www.brasilescola.com/upload/e/Lei%20de%20Terras%201850%20-%20BRESCOLA.jpg Acesso em 10 de julho de 2009.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites