quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Que a vida nos ensine então...

A gente escuta hora outra alguém falando sobre meio ambiente, sobre natureza, sobre como não poluir, não jogar lixo nas ruas e várias outras regras de boa conduta para com a natureza.
Na realidade o dever de casa é ditado todos os dias e não é preciso ir à escola para saber disto. Ao ligar a televisão já recebo as mesmas notícias de sempre.

Fala-se sobre as enxurradas, sobre desabamentos, sobre a morte de inúmeros peixes em pesque-pagues e causas desconhecidas.
É claro que não posso me esquecer de menciona o assunto mais comentado da televisão brasileira, “as queimadas na Floresta Amazônica”, em especial a programação do FANTÁSTICO que vai ao ar aos domingos na rede GLOBO, sempre divulga o assunto.

Bem... Na verdade você deve se perguntar aí aonde quero chegar.
Fico pensando na educação dos brasileiros que se acostumaram em diagnosticar problemas como este, de forma a se resolver com debates, campanhas, falar mais sobre o tema e blá !blá! blá!blá.!
Para mim já basta!

Até uma criança sabe que não se deve poluir o meio ambiente e que mais cedo ou mais tarde uma simples latinha de refrigerante jogada em lugares inoportunos, poderá ser a arma usada contra várias residências e famílias em tempos de chuva.
Será que jogar lixo no lixo é tão difícil?

Não me recordo de ter visto valores a pagar para jogar resíduos em seus devidos lugares.
Não me recordo mesmo!
Pergunto-me porque será que as pessoas têm medo da lata de lixo.
Só pode ser medo, não consigo encontrar explicação para tal, medo de jogar lixo no lixo!
Hoje em dia não é mais preciso gastar dinheiro fazendo panfletinhos educativos, porque a educação todo mundo recebe quando vê os estragos causados pelas enchentes e estão cientes de que o caos maior não foi simplesmente pelo temporal, sabem no fundo de sí que existem outros fatores que contribuíram para enormes catástrofes.

Panfletinhos e debates sobre o tema têm que ser ministrados para a nova geração, isto sim!
Para estes “grandinhos da sociedade”...deixarei uma frase linda de um homem maravilhoso, que soube expressar o que quero dizer de uma maneira perfeita e poética:

O segredo é não correr atrás das borboletas...É cuidar do jardim para que elas venham até você.
Mário Quintana

Penso que cuidar do seu jardim é cuidar de uma vida inteira que poderá ser desfrutada num país chamado hoje, num tempo chamado presente, num agora chamado amanhã.
Fazer queimadas, derrubar árvores, não jogar lixo fora do lixo já são lições que deveríamos ter assimilado há muito tempo.
As pessoas ainda sim preferem jogar a culpa no governo com a desculpa da ausência de campanhas educativas, então a minha conclusão seria, que a vida nos ensine...sim!
Que ela nos ensine já que não acatamos nossos deveres.

Por : Nayara Alves

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites