quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Os atores da notícia
Os autores Duarte e Fonseca Júnior abordam em seu texto: “Relacionamento fonte / jornalista”, quem são os atores quando o assunto é produção da notícia. Alguns acreditam que apenas jornalistas e fontes participam do processo de produção, mas de acordo com DUARTE E JÚNIOR (2002), “Esse trabalho envolve principalmente a empresa jornalística que o jornalista representa e, se for o caso, o assessor de imprensa e a própria organização á qual a fonte está vinculada" p.328.
É possível concordarmos com as colocações dos autores acima, quando estes por sua vez, enfatizam que o sistema de produção de uma empresa jornalística é basicamente igual a qualquer indústria, porém com uma diferença, o produto final sendo o jornal, a revista ou a televisão possui uma identidade material, ou seja, um formato, um modelo, um estilo e assim por diante.
Ainda contamos com mais uma observação, a identidade espiritual, que é um fator predominante no processo da notícia.
A identidade espiritual refere-se à filosofia empresarial e jornalística, aos procedimentos internos do veículo, bem como à postura da organização perante seu público, concorrentes, governo e instituições sociais. Esse ambiente externo interfere continuamente na identidade de cada organização jornalística, que possui maior ou menor flexibilidade para lidar com essa realidade. É dentro desse contexto que as matérias jornalísticas são concebidas, captadas, editadas e transmitidas. (DUARTE & JÚNIOR, 2002. p.329)
Compreendemos, portanto, que a comunicação interna[1] e externa[2], influencia no processo de produção da notícia. Um colaborador desmotivado, consequentemente, não terá um bom desempenho em suas atividades e a organização para qual trabalha sofrerá impactos, assim bem como a imagem da empresa e até mesmo seu produto final.
Os jornalistas também são atores da notícia. Concordamos com o posicionamento dos autores, uma vez que, o perfil do jornalista contribui para o processo de produção da notícia. Se ele tem um perfil crítico, curioso, observador e a maneira como se articula, produzirá um efeito em suas atividades. “É desse perfil profissional que surge a informação embalada para uso, no formato colorido das páginas dos jornais ou dos programas de televisão, e sob o clima sonoro dos programas de rádio”. DUARTE E JÚNIOR (2002, p. 329).
É interessante analisarmos o processo de produção da notícia, como resultado de um trabalho em conjunto, entre jornalistas e a empresa jornalística para qual trabalha, entre assessores de imprensa e a organização, entre jornalista e sua fonte de informação. Todos participam e contribuem para um resultado que pode ser negativo ou positivo.
Quanto à assessoria de imprensa, os autores afirmam que:
As notícias veiculadas pela imprensa não são apenas relatos de acontecimentos imprevistos, mas, em grande medida, são influenciadas por acontecimentos planejados, produzidos e controlados por pessoas ou organizações com aptidão para tal: o lançamento de um livro, a divulgação de uma nova descoberta científica, a apresentação de um projeto de lei importante ou mesmo a declaração de um político ou liderança. Por trás desses acontecimentos, muitas vezes, encontram-se as assessorias de imprensa, cujo público imediato não são os leitores ou telespectadores, mas os próprios jornalistas. DUARTE E JÚNIOR (2002, p.330)
É perceptível a relação dos assessores com a notícia. Os autores deixam claro que a influência esta presente na participação efetiva dos assessores em acontecimentos públicos, ou até mesmo, em festas e eventos particulares. Nomeiam ainda, os assessores como, “um público exigente e criterioso”. Esta qualificação se dá, pela relação entre assessores de imprensa com jornalistas. Assessores facilitam o trabalho dos jornalistas, mas não os definem. O papel de definir o que será divulgado é inteiramente do jornalista.
Concluímos nossa linha de raciocínio juntamente com a dos autores Duarte e Júnior, uma vez que identificamos mais um contribuinte influenciador na produção da notícia, a fonte. Está claro que a fonte, é uma peça fundamental e primordial para conclusão de qualquer matéria, não apenas para conclusão, mais para fundamentação. A fonte é o objeto de investigação dos jornalistas, pois, através delas, embalam-se e concedem-se “furos” jornalísticos. Produzem impactos que vão do positivo ao negativo.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
NOTA DE REPÚDIO DE NAYARA ALVES.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
ArtIX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Os blogs foram criados em meados de 1997, por Jorn Barger, autor de um dos primeiros FAQ,
sistema que permite as pessoas relatarem tudo o que acham de interessante.
Um instrumento totalmente interativo e "PESSOAL", permite que o usuário discuta, faça propaganda, exponha ideias, faça criticas, argumente e até mesmo PRIORIZE os assuntos que quiser.
No meu blog coloco tudo que acho interessante e apoio a cultura. Abri espaço para os artistas e tem sido prazeroso noticiar, fazer comentários, publicar material e etc.
O jornalista é imparcial mas tem total liberdade de expressão para publicar nos blogs o que bem quiser, respeitando as pessoas e o seu espaço. NÃO ACEITO CENSURA NO MEU BLOG, ainda mais sabendo de onde vem.
1. Disposições gerais
A liberdade genérica de comunicação e expressão é tema pacificamente consagrado pelo direito, nos mais elevados círculos internacionais.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em seu artigo 11, já dispunha pela sua garantia:
"Art. 11. A livre comunicação das idéias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei".
Da mesma forma, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, no artigo XIX:
Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber etransmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras." (destacado do original).
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Waldomiro de Deus comemora seus 50 anos de pintura na "cidade Maravilhosa".
O Artista Plástico de renome leva a arte naif ao público carioca
Desta vez, Rio de Janeiro, a cidade "maravilhosa" é palco de uma das maiores exposições da arte naif, especialidade que o artista Waldomiro de Deus faz questão de levar ao público carioca. Com acervo de mais de 2 mil obras pintadas, o artista retrata situações do cotidiano com inspirações que parte da natureza, dos problemas sociais e da figura humana quanto obra prima do criador.
A exposição que teve abertura nesta quarta-feira, 29, estará aberta ao público até o mês de novembro, no Centro Cultural Correios e tem como novidade a presença do artista pintando, ao vivo, e batendo um papo com o público. De forma dinâmica Waldomiro de Deus não perde a simplicidade, o bom gosto pelas cores e formas.
Saiba mais. http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/09/29/waldomiro-de-deus-um-dos-maiores-pintores-do-pais-abre-exposicao-no-rio/
Acompanhe fotos do artista.
Saiba mais. http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/09/29/waldomiro-de-deus-um-dos-maiores-pintores-do-pais-abre-exposicao-no-rio/
Acompanhe fotos do artista.
Artista Plástica e Esposa de Waldomiro de Deus, Lourdes de Deus. |
Amigos e familiares do Artista Plástico,Waldomiro de Deus, marcam presença no Rio. |
Fotos: Valdemy Teixeira.
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Obras de Waldomiro de Deus são transportadas para o Rio de Janeiro
Preparativos a todo Vapor!

Desilusões perdidas: 20 bons motivos para ser jornalista
Desilusões perdidas: 20 bons motivos para ser jornalista: 1. Você poderia ser coisa pior, poderia estar roubando, poderia estar matando. 2. Na faculdade, não rola aquela chatice de Matemática, Físi...
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Vulnerable...: Aforismos...
Vulnerable...: Aforismos...: Vivemos a era dos avanços teconologicos, da evolução científica e do aprimoramento das técnicas. E nós? Como humanos? O que melhoramos? E...
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
domingo, 11 de setembro de 2011
Uma Mulher - Violência doméstica e violência contra mulher: Um excelente estudo sobre a mentira
Uma Mulher - Violência doméstica e violência contra mulher: Um excelente estudo sobre a mentira: A mentira não deve ser entendida apenas como uma espécie de contrário da verdade. Moralmente a mentira está muito mais relacionada à intençã...
sábado, 10 de setembro de 2011
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
terça-feira, 30 de agosto de 2011
MUSEU DE BRITÂNIA ABRE EXPOSIÇÃO " A CARA DA ARTE"
Por Lorena Mendonça
A exposição itinerante A Cara da Arte foi realizada nesta sexta feira, 26 de agosto no Museu de Britânia (GO) á 320 km de Goiânia, pelo idealizador o repórter fotográfico Valdemy Teixeira. O evento expõe o rosto de 33 artistas plásticos, levando aos visitantes o conhecimento de quem são os donos das inspiradas obras de arte.
Este evento é de grande valia, um exemplo para todo o estado de Goiás e Brasil, pois contou com tamanha ousadia da prefeita Cleuza Assunção, que disponibilizou o espaço para levar a cultura à população. “Esta iniciativa surgiu diante de tamanha carência da arte na vida das pessoas e principalmente das crianças, já que temos uma sociedade com fácil acesso e por tantas coisas ruins que são oferecidas nas ruas e na internet” explica ela, que concluiu dizendo “as pessoas têm que se familiarizar mais com a cultura”.
O interesse e a preocupação em levar a arte para a cidade é reconhecida pela própia população, assim diz Clésio Martins diretor do Colégio Estadual Alfredo Nasser: “era um espaço abandonado, onde a prefeita teve a iniciativa de reformar para termos o Museu de Arte em nossa própria cidade”.
Veja fotos:
Fotos: Valdemy Teixeira.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
SAÚDE PÚBLICA
Por Nayara Alves
Bom dia ! Começo meus post´s falando sobre um tema polêmico e ao mesmo tempo, tratado com muita passividade pela política governamental, a "saúde pública". Precisei utilizar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Anápolis. Todos sabem que o serviço é NACIONAL. É só observar o que está escrito no cartão, na parte superior (CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE) e na parte inferior (SECRETARIA ESTADUAL E MUNICIPAL).
Na verdade nada está garantido.Não pude ser atendida no período de 19 a 27 de agosto , porque meu cartão indicava que eu era da cidade de Goiânia. Ainda tive o desprazer de saber que os médicos de Goiânia estavam em greve.
Cheguei a ir até um pronco socorro do CAIS PROGRESSO ( Anápolis-GO), teoricamente diz funcionar 24h. Fui informada de que não havia um Clínico para me atender.
Resumindo, " Nada mudou para melhor"... Sofrer,Morrer ou ter grana para pagar um Particular, ainda são os caminhos oferecidos pela saúde pública. ESTOU INDIGNADA!
sábado, 27 de agosto de 2011
RETROSPECTIVA DE WALDOMIRO DE DEUS NO RIO E SALVADOR
Fotos e Texto: Valdemy Teixeira
Adaptações: Nayara Alves
Adaptações: Nayara Alves
Depois do sucesso alcançado na mostra 50 anos de Arte na BM&F/BOVESPA em 2010, o Artista Plástico, Waldomiro de Deus, realizará exposições no Rio de Janeiro e em Salvador, numa retrospectiva com a coletânea de pinturas, "Cinco décadas de Arte" do pintor autodidata contemporâneo, baiano de Itagibá, no sul da Bahia.
O crítico de arte Enock sacramento, curador da exposição na BOVESPA, estará a frente das duas retrospectivas de Waldomiro de deus que serão realizadas no dia 28 de setembro a 13 de novembro de 2011, no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro (RJ) e Salvador no mês de novembro á janeiro de 2012 (BA).
No início deste ano, o critico fez visitas a alguns estados brasileiros, em busca de obras de colecionadores para fazer parte da exposição.São obras que abrangem temáticas sociais como politica, religiosidade, folclore e outros temas da atualidade, como as de Waldomiro de Deus.
O artista é considerado o ícone da pintura Naif , com obras espalhadas pelas principais galerias do mundo.
Conheça o trajeto de Waldomiro de Deus, publicados neste blog. http://yaraline.blogspot.com/2011/03/registros-na-historia-marcam-trajetoria.html
Convite para " A CARA DA ARTE"
Para ler a matéria na íntegra, Acessse http://yaraline.blogspot.com/2011/08/agosto-e-mes-de-conhecer-cara-da-arte.html
Clique na imagem para ampliá-la.
domingo, 21 de agosto de 2011
Lançamento da Novela Fina Estampa
Lançamento da nova novela da Globo,Fina Estampa no Shopping Buriti, Aparecida de Goiânia - GO
Fotos: Valdemy Teixeira
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Agosto é mês de conhecer “A Cara da Arte”
Será inaugurada no dia 26 de agosto a exposição Itinerante intitulada “A Cara da Arte”. A abertura oficial será no museu de Britânia - MABRI e contará com a presença de artistas renomados e também do idealizador do evento, o fotógrafo e jornalista, Valdemy Teixeira.
A exposição se estenderá a outras cidades do Estado de Goiás e do Brasil e será exposta em locais como galerias, museus, shoppings, universidades, escolas públicas e particulares, espaços públicos e privados.
O objetivo é levar a arte às pessoas valorizando o trabalho dos artistas
plásticos goianos, através do olhar do fotógrafo Valdemy Teixeira, que ao longo do seu trajeto profissional registra trabalhos artísticos em todo o País, demonstrando a natureza diversa e interessante da obra e do mundo dos artistas.
De quem é o rosto por detrás da obra de arte? Até que ponto a arte sobrepõe
ao artista? Partindo desses questionamentos Valdemy Teixeira retratou 33
artistas plásticos que se dispuseram a literalmente “ mostrar a cara”.
As imagens fornecem um registro de valor inestimável e a oportunidade de
conhecer os artistas plásticos “que têm a vantagem de poder se esconder atrás
da obra”.
Entrada franca!
Exposição Itinerante “A Cara da Arte”
Abertura: 26-08-2011
Horário: 20 horas
Permanência: 27.08 a 23.09.2011
Local: Museu de Arte de Britânia - MABRI
Av. Perimetral Norte, Quadra 65-C, lote 07, s/nº
Centro
Britânia/GO
Nayara Silva Alves
Jornalista
yaraline@gmail.com
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
sábado, 6 de agosto de 2011
ABERTA EXPOSIÇÃO DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA NA CATEDRAL DAS ARTES
Neste sábado, 06 de agosto, foi dada a abertura da Exposição intitulada " A Escultura Moderna - Suas Formas, Matérias e Essência", na Catedral das Artes em Goiânia.
O evento reuniu apreciadores da arte, vários artistas plásticos e importantes autoridades.
O curador da mostra, Noé Luiz, acredita que esta realização é uma evolução da escultura moderna em Goiás, considerando a forte presença da história de Gustav Ritter, considerado o precursor dessa vertente. São 13 nomes, entre artistas mortos e vivos, que exploram diferentes materiais, dimensões e estéticas.
O cenário conta com peças que foram selecionadas ao longo das últimas cinco décadas, com nomes representativos que tiveram e que ainda possuem uma produção contínua, para expressar a arte.
No ambiente são repassados vídeos que mostram depoimentos dos artistas e um pouco da história da arte num cenário goiano.
Exposição: A Escultura Moderna - Suas Formas, Matérias e Essências
Artistas: Gustav Ritter, Neusa Borges, Divino Jorge, Antônio Poteiro, Maria Guilhermina, Angelos Ktenas, Noé Luiz, Antônio Vieira, José Cambota, Souza Neto, Helder França, Luís Tolosa e Gilvan Cabral
Local: Catedral das Artes (Rua Campo Verde, nº 15, Setor Santa Genoveva, telefone 3264-1304)
Abertura: Hoje, às 20 horas
Visitação: Até 1º setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h, e sábado, das 9 às 14h
Fotos: Valdemy Teixeira