sexta-feira, 4 de abril de 2008

Carta de petroleiro da P-18 a Pedro Bial do BBB‏



BOM DIA, PESSOAL,recebi estou repassando; repassem para todos de sua lista um belo exemplo de como se deve reagir em face a tanta mediocridade, que vemos e ouvimos.


Carta de petroleiro da P-18 a Pedro Bial do BBB da Globo Prezado Senhor Pedro BialDigníssimo Jornalista, apresentador da Rede Globo de Televisão.Confesso Sr.Bial que não sou espectador do programa o qual o senhorapresenta. Talvez para felicidade da minha cultura e para infelicidadedo índice de audiência, ao qual seu programa está atrelado. Mas, tivedurante um dia desses, num dos raros casos fortuitos que o destinoapresenta, a oportunidade de, por alguns minutos, apreciar o tãofalado Big Brother Brasil, o BBB.
Para minha surpresa, durante uma ou duas vezes o senhor, ao chamar osparticipantes para aparecerem no vídeo o fez da seguinte maneira:- Vamos agora falar com nossos heróis!De imediato tive uma surpresa que me fez trepidar na cadeira.Heróis????O senhor chama aqueles que passam alguns dias aboletados numaconfortável casa, participando de festas, alguns participando até desessões de sexo sob os edredons, falando palavras chulas e no fimpodendo ganhar um milhão de reais, de heróis?Pois bem Sr. Pedro Bial, eu trabalho numa Plataforma Marítima que selocaliza a aproximadamente 180 km da costa brasileira e contribuimos,mesmo modestamente, para que o nosso País alcançasse aauto-suficiência em Petróleo e continuamos lutando, todos nós, parasuperar esse patamar.Neste último dia 26 de Fevereiro presenciamos um acidente com um dosHelicópteros que faz nosso transporte entre a cidade de Campos e a Plataforma.
As imagens que ficaram em nossa mente Sr. Bial, irão nosmarcar para o resto das nossas vidas. Os seus 'heróis' Sr Bial, sãomeros coadjuvantes de filmes de segunda categoria comparados com osatos de heroísmos que presenciamos naquele momento.Certamente o Senhor como Jornalista que é, deve estar a par de todo oacontecido. Mas sei que os detalhes o Sr. desconhece.Pois bem, perdemos alguns colegas. Colegas esses, Sr Bial, que estavamindo para casa após haver trabalhado 15 dias em regime deconfinamento.Não o confinamento a que estão sujeitos os seus 'heróis', pois elestêm toda uma parafernália de conforto, segurança e bem estar, quedifere um pouco da nossa realidade.
Durante esse período de quinze dias esses colegas falaram com a família apenas por telefone. Não tiveram oportunidade de abraçar seus filhos, de beijar suas esposas,de rever seus amigos e parentes... Logo após decolar desta Plataforma com destino a suas casas o Helicóptero caiu no mar ceifando suas vidas de modo trágico e desesperador.E seus 'heróis' Sr Bial, a que tipo de risco eles estão expostos?Talvez aos paredões das terças-feiras, a rejeição do público, a não ganhar o premio milionário ou a não virar a celebridade da próxima novela das oito.Os heróis daqui Sr Bial foram aqueles que desceram num bote de resgate, mesmo com o mar apresentando um suel desafiador. Nossos heróis Sr. Bial desceram numa baleeira, nossos heróis foram os mergulhadores, que de pronto se colocaram à disposição para ajudar,mesmo que isso colocasse suas vidas em risco. Nossos heróis Sr. Bial,não concorrem ao Premio de um Milhão de reais, não aparecem na mídia,nem mesmo os nomes deles são divulgados. Mas são heróis na verdadeira acepção da palavra. São de carne e osso e não meros personagensmanipulados pelos índices de audiência.
Nossos heróis convivem aqui no dia-a-dia, sem câmeras, sem aparecerem no Faustão ou no Jô Soares.Heróis, Sr Bial são todos aqueles que diariamente, saem das suas casas, nas diversas cidades brasileiras, chegam à Macaé ou Campos eembarcam com destino as Plataformas Marítimas, sem saber se regressarão as suas casas, se ainda verão seus familiares, ou voltarão ilesos, pois tudo pode acontecer: numa curva da estrada, num acidentede Helicóptero, no vôo comercial de regresso a sua cidade de origem....Não tenho autoridade suficiente para convidá-lo a conhecer nosso local de trabalho e conseqüentemente esses nossos heróis, mas posso lhe garantir Senhor Bial, que caso o Sr estivesse presente nestaplataforma durante aquele fatídico acidente seu conceito de herói certamente seria outro.Em memória dos colegas:Durval Barros Adinoelson GomesGuaraci SoaresCarlos Augusto Lordelo AlmeidaTécnico de Segurança Plataforma P-XVIII

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites