sábado, 5 de julho de 2008

Critica a falta de segurança para os jornalistas

Por Nayara Alves

Não existem contradições ao dizer que os jornalistas estão vulneráveis a situações de riscos e de que segurança é algo que as empresas de comunicação não garantem aos seus funcionários.

Cobrir uma matéria e enfrentar multidões tem lá suas dificuldades e tem muita gente que não acha nada, outros não querem pensar no assunto, afinal ao parecer de alguns o jornalista é apenas um apresentador e se esquecem de que a proteção é um assunto social.

A violência contra jornalistas no Rio de Janeiro deu lugar as manchetes de jornais brasileiros, após o jornal O Dia ter relatado que no dia 31/05, uma equipe de reportagem do jornal havia sido sequestrada e torturada por milicianos durante sete horas na Favela do Batan, em Realengo, no dia 14 de maio.

Pensar que o trabalho de um jornalista é algo gratificante para a sociedade seria muito? ter um pouco de proteção ao sair para as ruas com nossos bloquinhos seria demais? subir e descer, levantar e cair e ainda por cima dar conta do recado sem deixar transparecer para as pessoas que muita vezes estamos cansados, sensibilizados com a história dos entrevistados,com medo de certos "lugares" e manter o nosso sorriso por amor a profissão escolhida, por prazer de escrever e ler e ir além dos que muitos definem o jornalismo seria algo banal?

As autoridades competentes,"assim ditas",não tem tomado providências, idéias so ficam nos papéis e em debates realizados quando a "coisa fica feia", e enquanto o bate-boca continua, os jornaslitas ficam de mãos atadas tentando entender o que seria liberdade de expressão.


0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites