segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Qualidade de vida com Yôga

Atividade atrae público jovem


Por Nayara Alves




O Yôga é uma técnica de relaxamento que se originou na Índia há mais de 5000 anos e cada vez mais atrai o público brasileiro sendo a maioria, jovens. A integração do corpo e da mente produz relaxamento, flexibilidade, técnica corporal e bem-estar.


A várias modalidades para se trabalhar no Yôga, e as que mais são utilizadas são exercícios respiratórios conhecidos como Pránáyáma, Ásanas que são exercícios para o fortalecimento do corpo auxiliando na prevenção de doenças, Yoganidra que é um exercício de viagens com a mente e a meditação para analise profunda de si.

A instrutora Mara Amaral que esta há mais de três anos nesta área comenta “O yoga não se limita apenas a exercícios físicos e comportamentais, mas é também uma filosofia de vida.” Ela afirma que a procura pela atividade seria de fato o ritmo acelerado de vida que as pessoas têm levado, sujeitas a lidar com o seu inimigo, o tempo.
Mara explica que existe uma preparação para o início da aula, composto por luz ambiente, o uso de incenso natural e músicas instrumentais, sintonia de beleza e sensualidade do corpo. “O Yôga traz paz, trabalha com o íntimo e as pessoas deveriam praticá-lo antes de surgir à necessidade”, argumenta. “Além de ter estes efeitos ele pode ser praticado por qualquer um e não existem restrições quanto à ingestão de alimentos e líquidos, desde que sejam leves para que o mesmo se sinta bem”, arremata.

Instrutor desde 1999, Daniel Tonet, fala sobre os desafios dos alunos: “O maior desafio seria a permanência nas aulas, pois muitos não vencem as barreiras de conciliar o tempo e são engolidos pelos horários”. Daniel assim como a instrutora Mara Amaral afirmam que o Yôga proporciona qualidade de vida por desenvolver a vitalidade do corpo e da mente e de ir muito além de qualquer linha religiosa.

Foto:Larissa Alves

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites