terça-feira, 10 de novembro de 2015

“Imaginário Primitivo” - Arte Naif conquista espaço no HGG junto ao Projeto Humanizar e oferece suavizar a dor de pacientes.

Há quem diga que a arte tem o poder de curar, assim como elementos da natureza inseridos em tratamentos físicos, psicológicos e afins. Dra. Nise da Silveira, importante psiquiatra brasileira, conta em artigo, que utilizou durante anos a arte junto a seus pacientes como terapia ocupacional e obteve resultados admiráveis.

Esta nova forma de expandir a arte e uni-la as necessidades humanas tem se tornado cada vez mais comum e enriquecedora. Com o objetivo de trazer melhorias, conhecimento cultural e momentos de alegria a pacientes é que o Hospital Alberto Rassi, em Goiânia, apresentará ao público belíssimas obras de renomados artistas, amantes da arte naif.

A exposição “Imaginário Primitivo” terá início no dia 11 de Novembro ás 19 horas, no Ambulatório de Medicina Avançada do HGG com a presença dos artistas: Américo Poteiro, Helena Vasconcelos, Sandro Carvalho e Vera Marina. A iniciativa faz parte do Projeto de Humanização do hospital.

A arte Naif é interpretada como paixões pelo simplório, pela leveza, criatividade e pureza de cada artista, colocadas em suas telas como lembranças, suas crenças, festas populares, o belo, o encantador. Toda esta energia estará disponível ao público em 90 telas além de esculturas, vasos e oratórios até o mês de fevereiro de 2016, com horários de visitação das 09 ás 16 horas.

A Arte e Humanização

O Hospital Alberto Rassi coordena o Projeto Humanizar com atividades que trazem educação, cultura e motivação aos seus pacientes. O objetivo é suavizar a dor não apenas física, mas emocional que eles enfrentam ao longo do tratamento.

As ações são realizadas em datas comemorativas com parceria junto aos demais setores do hospital e alcança além dos pacientes, colaboradores, acompanhantes e o público externo. Os benefícios vão de bem estar, acesso cultural, participação em oficinas de arte e sarau, além de diversão e o uso da criatividade exposta em telas.

Biografia sintetizada dos Artistas


Américo Poteiro (superior esquerda), Helena Vasconcelos ( superior direita), Sandro Carvalho ( inferior esquerda) e Vera Marina ( Inferior direita).

Américo Poteiro dedica-se a artes esculturais e ceramistas, fazendo do barro sua matéria – prima mais desejada, aflorada e fascinante. Seguindo os passos do saudoso pai, Antônio Poteiro, Américo já sabe lhe dar com temáticas rurais e ecológicas, não obstante a sua personalidade bem acentuada.


Helena Vasconcelos conhecida também como “Senhora das Cores” tem a primazia no olhar, a delicadeza e ao mesmo tempo a firmeza na ponta dos dedos, dedicando-se a pintura de manifestações populares e folclóricas, registrando a arte enriquecedora das congadas, folias de reis e afins.

Sandro Carvalho resgata a memória de sua infância e o frescor da juventude.
Telas que sensibilizam o público pela pureza, inocência e leveza.

Vera Marina é reconhecida pela curadoria do Museu Internacional de Arte Naif aonde duas de suas obras fazem parte do acervo. Voluntária de Projetos Sociais que tem a arte como foco principal, a artista e advogada não associa valores às obras, doando apenas amor e conhecimento ao seu público.
Data: 11 de novembro (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Hospital Alberto Rassi – HGG
Endereço: Avenida Anhanguera, número 6.479, Setor Oeste

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites