sábado, 6 de junho de 2020

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM TEMPOS DE QUARENTENA!




Inteligência emocional é fundamental para o enfrentamento de qualquer crise ou desafio, afinal, ninguém consegue pensar de cabeça quente. Mas, você sabe o que significa e como desenvolver habilidades e posturas saudáveis, neste momento de pandemia? 

Segundo conceitos da Psicologia a inteligência emocional é a capacidade que o individuo ou organização tem de administrar suas emoções para alcançar seus objetivos. 



  1.  Conheça a si mesmo! – Quando alguém nos pergunta quais são nossos defeitos e qualidades, normalmente temos dificuldade de falar de nós. Conseguimos pontuar os outros e estabelecer um estereotipo positivo ou negativo, mas, que tal começar a listar seus defeitos e qualidades? Faça uma reflexão dos seus pontos fortes e fracos e comece a si conhecer. Estabeleça perguntas e respostas em que tenha a chance de refletir sobre quem você é, e como pode melhorar. 
  2. Treine Autocontrole! - Quando nossa mente se dispõe a focar nos problemas é natural que venha a ansiedade e a confusão mental. Em contrapartida, nosso corpo corresponde às sensações aceleradas podendo desenvolver diversos sintomas psicossomáticos, portanto, o autocontrole é um dos pilares da inteligência emocional que permite ao indivíduo controlar seus pensamentos e ações a partir do conhecimento de suas emoções. Pratique exercícios físicos e de respiração e não esqueça que é muito importante aproveitar o tempo da quarentena para aprender algo novo, mas também se desconectar por algumas horinhas e obter o silêncio para dedicar-se a paz interior.
  3. Faça algo por alguém! - Sempre podemos ajudar o próximo e, diante do atual cenário a voluntariedade e a solidariedade são muito válidas e bem-vindas. É necessário ter empatia e consciência social. Liste as comunidades próximas que você possa ajudar, seja com ajuda financeira ou praticando alguma atividade que contribua com quem precise. Faça o bem! Quando somos úteis e assim nos sentimos, nosso corpo tende a refletir o que de bom fizemos. 4
  4.  Se relacione! – Quando utilizamos as oportunidades do isolamento para fazer novos amigos, parcerias e aumentar nosso network, mesmo que a distância, permitimos que nossa inteligência emocional evolua e amadureça. Temos a chance de resolver conflitos com mais facilidade, além de comunicar de forma mais clara e eficaz. Quando nos relacionamos temos a chance de aprender e ensinar, uma troca formidável com experiências únicas!. 
  5. Renove-se! – Nem tudo que lemos, vemos ou ouvimos fará com que sejamos abastecidos com muita força e otimismo ou fará com que tenhamos um “boom” de inteligência emocional. A dica é: O que te move? O que te faz ter vontade de crescer? Agregue conteúdo de valor para sua vida, seja consumindo um documentário interessante, séries e filmes que estão em alta, seja um bom livro ou aquele podcast especial. 
Estar atualizado não significa que terá que se alimentar de conteúdos trágicos, porque estes estão em alta. Temos a oportunidade de crescer mesmo em meio às crises e isso se chama resiliência que só é possível, quando desenvolvemos posturas saudáveis para o afloramento da inteligência emocional.



0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites